segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

86 talibãs por dia

.
O DN eletrónico informa hoje que as polícias recebem 86 queixas diárias por maus tratos domésticos.

A crueldade dos 86 portugueses que, diariamente, fazem agressões domésticas só não é exatamente como a dos seus iguais afegãos por não usarem ácido.

O ácido com que os fundamentalistas do Afeganistão desfiguram, mutilam e humilham mulheres, filhas e sobrinhas. Nem por isso o número deixa de ser arrepiante, pois traduz uma crueldade inaceitável numa sociedade educada, escolarizada, sadia.

Provavelmente este número é apenas a ponta do iceberg, pois a vergonha impedirá muitas mulheres de denunciarem os agressores. Digo mulheres porque se sabe que o número de homens agredidos ou mortos pelas suas parceiras é muito menor do que o de mulheres alvo de violência doméstica.

E aos 86 ainda há que acrescentar os assassínios perpetrados por familiares que disso só têm o nome.

Porém, o medo do diz que disse dissipa-se aos poucos e das duas uma, o número de crimes reduz-se ou os criminosos passam a pagar pelos crimes domésticos.

Mas continuamos com uma comunidade frágil, doentia, para quem a dignidade humana, a ética e a Lei são letra morta. O que também explica muitos resultados eleitorais.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1783368

-----

1 comentário:

Cusca disse...

Esta é uma "chaga" social ( e nacional) quase sempre sem rosto e sem grande punição. Mestres de um abuso impune, eu atrevia-me a propor a criação de um "exército" paralelo, que fizesse "justiça" nas devidas proporções. A cobardia de quem bate em quem é mais fraco (fisicamente)deveria ter como"resposta" , em praça pública engalanada, um confronto desse "macho" valente com outro da sua espécie, igual em peso e medida. E veríamos os resultados! Penso que o Coliseu seria um bom espaço para este "espectáculo",cujos fundos reverteriam para a vítima abusada. Homessa, então os descendentes de Roma não podem continuar romanos?!