terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hipertrofia da grafia

.
Sem saber a nova grafia de auto-golo fui-me do Portal da Língua Portuguesa (http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=browse) e lá estava ela na sua nova roupagem: autogolo.

Mas tem a companhia de alguns curiosos hereges:

auto-hemoterapia - substantivo
auto-hemoterápico - adjetivo
auto-hipnose - substantivo
auto-observação - substantivo
auto-ônibus - substantivo (Brasil)
auto-ónibus - substantivo (Portugal)
auto-stop – substantivo.

Banzado, pergunto-me se os hífenes são da estirpe sal e pimenta no queijo fresco. Só põe quem quer?

Dos outros acasalamentos não sei, são histórias com história. Só me ralo com as vogais.

Será por as duas vogais serem muito chegadas que têm direito a um ‘coisinho’? Se esta lógica é que manda, então candeeiro e veemente, zootecnia e cooperação, Saavedra e niilista ficam na bicha para enxerto com o agora quase proscrito hífen!?

Enquanto não houver um decreto regulamentador, uma portaria interpretativa ou despacho clarificador, quiçá um AO2, enquanto uma coisa dessas não sai da forja, olha, vou escrevendo como me dá na real gana.

Assim como assim, o ministério da Educação deu cinco anos para as Escolas se adaptarem e eu vou aproveitá-los. Adapto-me a passo a passo, a passo de caracol. Hoje errando, amanhã corrigindo e um dia, um belo e esperançoso dia, terei um português afinado. Até mesmo re-finado... por obra e graça de uma regra desbragada!

Há aí quem dê uma ajuda?

!!!???

Sem comentários: