sábado, 5 de fevereiro de 2011

Abafar mexidas na massa

 
Tribunal defere consulta de documentos relacionados com gastos dos ministérios, prevendo a consulta parcial de documentos relativos às ajudas de custo, despesas de representação e com cartões de crédito. Os ministérios da Saúde e das Finanças já recorreram da decisão. http://www.ionline.pt/conteudo/102816-tribunal-administrativo-autoriza-juizes-consultarem-gastos-dos-ministerios

Os atos daqueles ministérios criam opacidade onde deve haver transparência.

Usar cartões de crédito do Estado permite cobrir despesas de quem não as devia pagar com este meio. Pagam-se jantares com cartão de crédito e isso é legítimo dentro de certos limites, Mas comprar livros que não se entregam às instituições já é outra conversa. Pior ainda quando se compram umas roupitas e outras coisitas...

Isto será a ponta do iceberg, pois são constantes os zunzuns de utilização abusiva destes cartões para pagamento de despesas pessoais. Quem assim procede, melhora o salário, pois este vai para o pé de meia e não para sustentar o próprio abusador.

Quem não deve, não teme, mas o governo parece temer. A melhor defesa do governo seria abrir as portas e os livros, os registos e a contabilidade. Como lhe compete, pois o dinheiro é nosso e tem de nos prestar contas.

Esta impugnação do acesso autorizado pelo tribunal levanta a suspeita de que teme que o povo saiba quem meteu a mão na massa, na massa de todos nós.

-----

Sem comentários: