terça-feira, 8 de março de 2011

O fim dos coitadinhos

.
Cerca de uma dúzia de manifestantes ligados ao movimento Geração à Rasca foram ontem à noite expulsos do local onde o secretário-geral do PS falava, depois de terem interrompido José Sócrates mal este iniciou a apresentação da sua moção política ao congresso do partido, em Viseu.
 http://www.publico.pt/Política/movimento-geracao-a-rasca-interrompe-discurso-de-socrates_1483696

 
Rodeiam-se de assessores, seguranças e outros protetores e não há carta, recado ou protesto que dê com eles, que os perturbe ou alerte.

Conhecem o país pelo que dizem os jornais e a televisão, pelas conversas dos amigos e família e também pelos debates nas federações e outras agremiações. Raramente têm notícias ao vivo da vida do zé povinho,

São, assim, limitadas as fontes dos políticos de topo, em circuito fechado, controlado, amenizado. A tranquilidade excessiva que estes jovens romperam.

Se a moda pega, se a rapaziada desempregada leva isto a peito, acabarão as tranquilas sessões de bija-mão Olha que vim ouvir-te, pá! Os discursos modulados por assessores com tiradas retóricas e vírgulas para respirar terão o mesmo destino.

Lá se vai o santo sossego das cassetes oleadas, a condizer com ouvintes convenientes, mais beijinhos e abraços.

Antevejo receções animadas a Cavaco e a Sócrates, a Gama e a Passos e também a alguns barões do PSD e ministros do PS. Nem todos, que alguns ninguém conhece, passam bem por "populares" engravatados em festa de família.

Depois se verá quem tem garra, quem tem estaleca de político de casca rija e resposta com medidas e não com sorrisos amarelos e desculpas com a crise. Entretanto, a segurança será reforçada, assim como as verbas para a pagar e os locais serão vistoriados à cata de megafones. Mas os jovens são imaginativos...

É refrescante, esta onda!

Sem violência nem grosserias, apenas de dedo em riste, rompem com a apatia, pegam na revolta surda e dão-lhe a voz que a resignação salazarista, o medo e comodismo têm calado.

Impulsionados por este desabrochar, bom será que os contestatários estudem produtos e processos, riscos e ganhos e criem empresas e empregos em vez de se ficarem por protestos de coitadinhos...

++++

Sem comentários: