terça-feira, 17 de abril de 2012

Guiné – Povo chora do riso da tropa


Ontem, os golpistas da Guiné-Bissau fizeram um comunicado apelando à calma da população. Foi divulgado pelo blogue Ditadura do Consenso, de que se transcrevem estes dois preciosos nacos de hipocrisia.

"Quanto à possibilidade da Guiné-Bissau sofrer algum ataque militar externo a questão não passa da interpretação errada das notícias veiculadas pelos órgãos estrangeiros de comunicação social ou rumores levantados, com o propósito de confundir a opinião pública, por pessoas sobejamente conhecidas da nossa sociedade", diz também o comunicado.

São rumores de pessoas, acrescenta, "que se conformaram com a vida de corrupção, impunidade e assassinatos políticos", e "desprovidas de sentido patriótico, não habituadas a honestidade e ao clima da verdadeira democracia se pretende para breve instalar no país".

Desfaçatez? Indignidade? Manobra de diversão? Não; nada disso, simples humor negro.
Derrubar instituições eleitoralmente legítimas e prometer democracia nem caricatura é. São apenas palavras ocas, poeira para os olhos.
E acusar outrem de corrupção e de assassínios políticos sendo militares os assassinos e os mandantes do tráfico de drogas, só mesmo de cínicos cruéis.

O fosso entre as palavras e a realidade é tal que os redatores do texto do comunicado, quem o encomendou e deu ordem de publicação devem ter-se rido até mais não, chorando de tanto rir.

Mas quem chora a sério é a Guiné. De tristeza e vergonha.

-----

Sem comentários: