segunda-feira, 16 de abril de 2012

Guineenses gritam à tropa amotinada

RTP

Bissau assistiu ontem a um grito de revolta da sociedade civil guineense. Largas dezenas de jovens mobilizados pelo Movimento Juvenil para a Paz manifestaram-se contra os golpistas militares.

Não obstante autorizada pelo auto proclamado Comando Militar, a manifestação foi violentamente atacada, havendo mesmo um ferido com arma branca, uma baioneta, supõe-se.

A velha máxima militar de que Ordem e contra ordem é desordem parece evidenciar que os golpistas não têm unidade nem linha de comando. Ou que estas se estão a esboroar.

Por outro lado, segundo o blogue Ditadura do Consenso, as duas centrais sindicais apelaram à greve geral até à "a reposição da ordem constitucional democrática".

São boas notícias para a Força de Interposição a aprovar pela ONU a pedido da CPLP.
Ao contrário de 1998, quando muitos jovens aderiram à tropa guineense para combater os exércitos do Senegal e da Guiné-Conacri, desta vez a tropa fandanga golpista está isolada.

Compreenda a sociedade que uma intervenção militar internacional visa apenas a estabilização da Guiné e a operação apenas intimidará os golpistas.

++++

Sem comentários: