segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sinal de retoma



Estão a ser contratados padres estrangeiros para paróquias católicas, segundo o EXPRESSO. Por “grande falta de vocações”, disse à Lusa um dirigente da unidade lisboeta da delegação em Portugal do Vaticano, citado pelo jornal.

É uma opinião, mal fundamentada, embora.

A verdade é que escolarização, a liberdade e a hipocrisia da hierarquia daquela organização ideológica será a causa do fenómeno. Só incautos não se dão conta do fosso entre a propaganda e o estatuto dos chefões da autoproclamada “santa madre igreja”. O último bispo católico com que me cruzei, no Minho, chegou de Mercedes, velho, mas Mercedes!


E que dizer da santidade do supremo chefe católico, que saltita entre o Palácio do Vaticano, o Palácio de Latrão em Roma e o Palácio de Verão em Castel Gandolfo. Num mundo com tanta fome e miséria… Habitasse ele três assoalhadas em vez de três palácios e ninguém lhe atiraria à cara os pecados de soberba e da vaidade.

A informação hoje não tem barreiras, mete-se-nos olhos dentro a cada passo e os jovens portugueses estão muito atentos, não lhes passa ao lado a hipocrisia católica.

Ora não é preciso ser bruxo para saber que jovens instruídos e generosos, disponíveis para ajudar quem precisa, não vão em cantigas que nada têm a ver com a prática dos chefes católicos.

É por essas e por outras que a importação de padres católicos vai continuar.

Sinal de retoma... da sagacidade!

Sem comentários: