sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cabritismo

Não me custa a crer que esta descrição de como Aly Silva foi roubado seja verdadeira: http://ditaduradoconsenso.blogspot.com/2010/07/presidente-da-republica-deputados-da.html

África tem disto, dos piores funcionários do mundo, dos mais corruptos e com menos vergonha de o serem. Tudo aproveitam para extorquir dinheiro.

Há anos ouvi de um moçambicano as negociações em que se viu envolvido, em Maputo, para que a “senhora” da Alfândega não lhe abrisse as malas. Dos 20 euros exigidos sem qualquer pudor até aos 5 euros acordados foram vários minutos de tensão. Se a vítima fosse estrangeira haveria outra tabela do preço da corrupção!?

Um outro moçambicano explicou-me o conceito. Sim, conceito, que a coisa já estava sistematizada.

Quem tivesse um cargo mais ou menos oficial exigia pagamentos ilegítimos aos que precisavam do seu carimbo ou da sua intervenção.

Gente das Finanças espoliava contribuintes e pais eram esbulhados por "professores"; quem estava no governo enchia os bolsos à fartasana.

Como os cabritos, que pastam no círculo correspondente ao raio da corda que os prendem a uma estaca ou arbusto. Já me chegaram novas a dizer que Moçambique melhorou.

A palavra corrupção deriva do latim corruptus que, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido. Por conseguinte, o verbo corromper significa tornar pútrido, podre. [Wikipédia]

Pobre África!

-----

Sem comentários: