O porto de Sines está a crescer ao ritmo de 70% no tráfego de contentores no terminal XXI (gerido pela PSA Sines). No dia em que José Sócrates vai em visita oficial a Sines para verificar ‘in loco' o crescimento deste porto alentejano, a presidente da Administração do Porto de Sines (APS) revela ao Diário Económico o objectivo de colocar a infra-estrutura entre os maiores portos europeus de contentores, como Valência (Espanha) e Antuérpia (Bélgica). http://economico.sapo.pt/noticias/sines-negoceia-dois-novos-terminais-de-contentores_95515.html
O tipo de gestão daquele terminal é demonstrado por um sindroma evidente: Há anos que não se ouvem más notícias sobre o Sines portuário. E isso não será por ordem celestial, do mesmo modo que a presença da PSA em portos e terminais um pouco por todo o mundo só se deverá ao seu profissionalismo. Na Bélgica são 7 e na China 15, enquanto na Índia são 5 e 3 na Itália. Do vasto rol constam ainda o Japão, a Coreia do Sul, Panamá, Holanda, Paquistão, Tailândia, Turquia, Reino Unido e Vietname.
Não vai longe o tempo em que os nossos portos estavam nos escaparates por serem dos mais caros do mundo. Agora nem se fala em custos.
Só ganhamos quando nos aliamos a profissionais com quem possamos aprender. Sines é um bom exemplo.
+++++
Sem comentários:
Enviar um comentário