segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Império católico com modelo soviético

.
O papa Bento XVI mostrou-se hoje “muito satisfeito” com as negociações entre a Santa Sé e Cabo Verde para assinatura de uma Concordata… http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=28059&catogory=Cabo Verde

Tal como o império soviético, o império ideológico católico tem um tratado-tipo com países governados por beatos.

Nos tempos da União Soviética, os países satélites subscreviam tratados de amizade e cooperação em que reconheciam a liderança de Moscovo. Foi o que fizeram a Polónia, o Vietname ou a Mongólia.

Morto o império soviético, subsiste o católico, cujo instrumento de ostentação se chama concordata. Portugal também é súbdito desta teia, cuja concordata reviu depois do 25 de Abril para a ajeitar à democracia e à liberdade religiosa. Porém, manteve o simbolismo: assinou um tratado chamado concordata pelo "Estado" do Vaticano.

Os espanhóis, apesar do peso daquela ideologia, é que não foram em cantigas. Mal a ditadura foi encaixilhada nos compêndios de história, substituíram a concordata franquista por vários tratados. Os padres católicos e seus chefes continuam com privilégios, porém, sem o ferrete da marca concordata.

Cabo Verde, com um governo de um partido que já foi marxista, baixou a cerviz à propaganda católica.

Mutações…
----

Sem comentários: