quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Porquê Lyceu Central?


Percebe-se que nem todos os hospitais podem ter as mesmas valências nem os mesmos equipamentos. Até para nosso bem, a especialização é uma opção lógica e os hospitais são centrais quando dotados de meios pesados e especialistas muito diferenciados e por isso recebem doentes dos outros hospitais.

Por outro lado, até ao 25 de Abril, Portugal teria não mais de trinta liceus, vários em Lisboa e Porto e um em cada capital de distrito. Havia ainda as Escolas Comerciais e Industriais, cujo saber se perdeu, mas isso são contas de outro rosário.

Vem isto a propósito de ter descoberto recentemente que a actual Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, já foi Lyceu Central. Não me ocorre que houvesse um paralelo entre hospitais centrais e liceus centrais, pois os simplesmente liceus de Beja, Bragança ou Viana do Castelo teriam as mesmas alíneas de formação dos centrais. Nem creio que alguém de Faro, Aveiro ou Guarda tivesse de ir para liceus centrais prosseguir estudos em domínios indisponíveis nas suas cidades.

Palavra ao leitor
Quem conhece a história dos Liceus Centrais? Não a quer partilhar no Formigarras?

???

Sem comentários: