domingo, 1 de agosto de 2010

Mais uma mulher que se liberta



Autarca denunciou companheiro por violência doméstica "O meu namorado, com quem vivo há seis anos, agrediu-me passado um ano de partilharmos a mesma casa. Ultimamente, receava pela minha própria vida porque ele tinha armas em casa." As palavras são da presidente social-democrata da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais. http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1631590

Apesar de conhecer a lei e apesar de ser uma mulher com responsabilidades perante a sua comunidade manteve segredo sobre os crimes de que foi alvo.

E a impunidade de cinco anos manteve o criminoso sob camuflagem. Tivesse sido denunciado à primeira estalada e outro teria sido o remate da história. Mas, tal como se faz com as doenças psicológicas, as vítimas de violência doméstica não tornam pública a ofensa sofrida. Porque, tanto ou mais que a dor física, é a humilhação que lhes dói.

A denúncia da autarca reforça a censura social destes crimes e ajuda outras vítimas a libertarem-se de cobardes criminosos domésticos.

Seria bom que a mão pesada do tribunal desse também uma ajuda.

++++

Sem comentários: