sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ovo de Colombo florestal

.

Em Maio, passei por uma encosta completamente pelada num eucaliptal próximo de Saint Laurent de Cerdans, nos Pirinéus Orientais franceses. Suspeitámos que tivesse sido obra de cabras de uma exploração ali ao lado, pois o resto da mata tinha muita folhagem no chão. Mas eram apenas suspeitas.

Entretanto, um projeto transfronteiriço vai reintroduzir 150.000 cabras para limpeza natural das florestas e dos campos nas zonas raianas da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca. http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Projecto+transfronteirico+utiliza+cabras+para+prevenir+fogos+florestais.htm

As minhas caminhadas, um pouco por todo o país, levam-me sempre a questionar a eficácia dos prometidos planos de ordenamento da nossa floresta. As árvores abandonadas sem quaisquer cuidados, o mato por todo o lado, os silvados e os caminhos obstruídos são o resultado do abandono de longa data.

A execução daqueles planos, anunciados no calor dos incêndios florestais, exigiria muitos, muitos milhões, incomportáveis pela nossa economia. São, portanto, planos de fogo de vista.


Porém, esta ideia de pôr cabras a comer a folhagem, elas que são vorazes predadoras de matagais, bem pode ter pernas para andar. Pode ser um ovo de Colombo na limpeza dos nossos campos e vacina contra incêndios.

Desejo-lhe o maior sucesso, com que todos ganharíamos. Toda a Europa.

++++

Sem comentários: