sábado, 7 de agosto de 2010

Espantalhas

.
Muitas jovens nem imaginam o que será um espantalho, embora eles ainda se avistem um pouco por todo o país. Espantalha, nem pensar, pois os dicionários que consultei fizeram-me negaças.

Afinal em que ficamos, o que é uma espantalha e como se fabrica? Vamos ao facto e à ficção. Espantalho, quem quiser saber, vá ao http://www.priberam.pt/dlpo/.

Espantalha é uma figura feminina desfigurada por besuntos, mascarada com tintas e escondida  de si própria. Este é o facto.

A ficção é que essa desfiguração se faz sob a alegação mercantil de que é em benefício da beleza. Converter uma rapariga normal numa espantalha começa cedo. Desde menininha lhe enchem o frágil miolo com mitos, convenções abstrusas e vacuidades feitas verdades por via da ganância e da ignorância, de frustrações e mediocridade, tantas vezes dos próprios pais.

Mas o negócio está bem oleado e só mulheres que usam o cérebro descodificam a propaganda. Vejamos o Metro de 15 de Julho, que titula: Uma cara para sorrir ao Verão. E recomenda truques para a testa, para o nariz, bochechas, lábios e pele.


Imagino que quem siga a receita tenha receio de sorrir, com medo de danificar o emplastro. E dar uma saudável gargalhada nem pensar, pois se há-de sentir uma melancia com casca quebradiça.

-----

Sem comentários: